top of page

Título: 

VALORIZAÇÃO DE CULTURAS LOCAIS POR MEIO DA ETNOMODELAGEM E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO DA MATEMÁTICA

cnpq-logo.webp

Projeto de Pesquisa aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – Universal. Com financialmento do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Situação: 

EM ANDAMENTO

Período do Projeto: 

05/12/2023 a 31/12/2026

Resumo: 

Este projeto tem como o objetivo compreender os saberes e fazeres de pessoas em diferentes culturas e regiões da Bahia, tecendo relações com a Matemática, por meio da Etnomodelagem, bem como verificar possíveis implicações para o ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos na Educação Básica. Neste projeto procurar-se-á valorizar os fazeres de pessoas de grupos distintos e a Matemática por eles desenvolvidas (Etnomatemática). Ao mesmo tempo, ao resgatar culturas e valores destes, se estará contribuindo para o (re)conhecimento e valorização das ações dos estudantes e seus familiares. Para este propósito, será realizada uma investigação qualitativa na qual os dados serão produzidos por meio de entrevistas narrativas, observações e gravações de áudio e vídeo. Buscar-se-á colocar em tela culturas de duas regiões do estado da Bahia: a Chapada Diamantina (cultura das rezadeiras em territórios quilombolas) e o Baixo Sul (manifestação cultural da Zambiapunga). A escolha destas regiões deu-se a partir do contato dos colaboradores deste projeto com pessoas que possuem relações pessoais ou profissionais com estas culturas. A partir da produção dos dados, realizadas juntamente com os colaboradores da pesquisa, será realizada a análise dos dados, por meio dos procedimentos de triangulação de dados e Análise de Conteúdo, em conjuntos com pesquisadores colaboradores do projeto, em um processo de discussões e reflexões teóricas, oriundas dos resultados da investigação. Pretende-se que a análise das relações entre as culturas investigadas escolar, sob o olhar dialógico/intercultural da Etnomodelagem, possa gerar produtos como ações pedagógicas, que podem ser desenvolvidas e utilizadas em escolas investigadas (e também em outras escolas), que venham a contribuir para ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Além disso, pretende-se divulgar os resultados desta investigação por meio de publicações de impacto.

Título: 

DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS SOBRE ETNOMODELAGEM E RESOLUÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA

Situação: 

EM ANDAMENTO

Período do Projeto: 

01/09/2022 a 31/10/2026

Resumo: 

Este projeto tem a intenção de planejar, experimentar e refletir sobre a utilização da Etnomodelagem e da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática, com o objetivo de analisar a aplicação dessas abordagens no ensino da Matemática Básica. Para tanto, serão elaboradas propostas pedagógicas sobre essas temáticas, que estão sendo estudadas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática e Cultura (GEPTEMaC), e posteriormente desenvolvidas com estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de uma pesquisa caracterizada pelo trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores da Educação Básica, na qual os dados serão produzidos por meio do desenvolvimento de atividades com estudantes, entrevistas, observações, portfólios e diário de campo. Como organização dos dados produzidos nesse trabalho, será utilizada a pesquisa educacional, e para a análise desses dados, será utilizada a análise de conteúdo. Como resultado, espera-se obter indicativos de como a Etno Resolução de Problemas podem impactar no ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e, ainda, instigar professores e futuros professores a utilizarem estratégias diferenciadas em sala de aula. Pretende-se publicar os resultados em revistas científicas, assim como divulgá-los por meio de eventos e comunicar os resultados à comunidade escolar por meio de boletins informativos.

Título: 

ETNOMODELAGEM E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Situação: 

FINALIZADO

Período do Projeto: 

01/10/2019 a 01/10/2022

Resumo: 

Este projeto objetiva planejar, experimentar e refletir sobre a utilização da Etnomodelagem (Etnomatemática aliada à Modelagem Matemática) e da Resolução de Problemas nas aulas de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental.

Para tanto, será realizada uma formação continuada por meio de um trabalho colaborativo com professores de Matemática de uma escola pública no município de Amargosa, BA, no qual haverá planejamento, acompanhamento e reflexão sobre as ações desenvolvidas com os estudantes do 6º ao 9º ano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada pelo trabalho colaborativo, na qual os dados serão produzidos por meio de entrevistas narrativas com os envolvidos, além de observações, portfólios e diário de campo. Como organização dos dados produzidos nesse trabalho, será utilizado o mapeamento na pesquisa educacional e, para a análise desses dados, serão empregadas a análise de narrativas e a análise textual discursiva, especialmente no que se refere às entrevistas. Como resultado, espera-se um aprofundamento teórico e reflexivo por parte dos envolvidos no projeto, oriundo do trabalho colaborativo, com impacto direto no ensino e na aprendizagem dos estudantes do 6º ao 9º ano na escola onde a pesquisa será realizada. Pretende-se publicar os resultados em revistas científicas, assim como comunicá-los à comunidade escolar por meio de boletins informativos.

Redes sociais
R-removebg-preview.png
Fomento
Vínculo Institucional
01_-_Preferencial.png

©2025 GEPTEMaC. - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Hernandes Nascimento

bottom of page