Matemática, cultura e criação carnavalesca: Dissertação de Bete Madruga é destaque na UNICARNAVAL
- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Tendências da Educação Matemática e Cultura - GEPTEMaC
- há 26 minutos
- 1 min de leitura
Uma das produções acadêmicas da Prof.ª Dra. Bete Madruga, líder do GEPTEMaC, recebeu importante reconhecimento ao ser divulgada nas redes sociais da Universidade Livre do Carnaval de Maricá.
A publicação integra uma série dedicada à apresentação de trabalhos acadêmicos que investigam diferentes dimensões do Carnaval como fenômeno cultural, artístico e também científico. Na ocasião, foi destacado o estudo intitulado “A Criação de Alegorias de Carnaval: das Relações entre Modelagem Matemática, Etnomatemática e Cognição”, desenvolvido pela professora. O trabalho encontra-se disponível na REBECA - Rede Brasileira de Estudos do Carnaval, repositório que reúne estudos voltados à temática carnavalesca.
Na divulgação, apresentada pelo carnavalesco e pesquisador Milton Cunha, foi ressaltada a relevância de investigações que aproximam as ciências matemáticas das artes populares, evidenciando como processos de criação de alegorias dialogam com modelagem matemática, modelos mentais e etnomatemática. Confira o vídeo:
A pesquisa analisa comparativamente o trabalho de criação no barracão de escola de samba com procedimentos típicos da modelagem matemática, mostrando que essas práticas possuem estreitas relações cognitivas e culturais. O estudo também aponta possibilidades pedagógicas para o uso da modelagem e das tecnologias educacionais como forma de valorização dos saberes produzidos por esse grupo social, reconhecendo-os como expressão legítima de conhecimento.
A iniciativa da Universidade Livre do Carnaval, vinculada à Prefeitura de Maricá, reforça a importância do diálogo entre universidade, cultura e sociedade, evidenciando o Carnaval como campo fértil de pesquisa, produção de conhecimento e valorização das práticas culturais brasileiras.
O reconhecimento amplia a visibilidade das investigações desenvolvidas no âmbito do GEPTEMaC e reafirma o compromisso do grupo com abordagens que articulam Educação Matemática, cultura e práticas sociais.




Comentários